Comportamento do cachorro: como melhorá-lo e evitar problemas

Ter um cachorro como parte da família é uma experiência incrivelmente gratificante. Mas o que muitos tutores descobrem logo depois de trazer um cãozinho para casa é que cuidar do comportamento dele dá um trabalhão. Xixi fora do lugar, latidos excessivos e destruição de objetos são queixas recorrentes, principalmente para quem tem cachorros filhotes.

05/03/2024 • 5 minutos de leitura

Mas os comportamentos indesejados do pet não precisam ser uma grande dor de cabeça. Com paciência, método e atenção, é possível minimizar os problemas e melhorar o comportamento do cachorro.

Confira abaixo nossas dicas para descobrir como melhorar a convivência com seu pet. E não esqueça de baixar o app da Budz para ter ajuda em todas as etapas da sua jornada com ele!

LEIA TAMBÉM: Filhote de cachorro: como cuidar do pet no início da vida dele

 

Por que meu cachorro desenvolve comportamentos problemáticos?

Assim como seres humanos, cachorros são seres que precisam ser educados. Antes que essa educação aconteça, ele geralmente irá seguir seus instintos: fazer xixi quando e onde der vontade e latir quando quiser qualquer coisa, por exemplo. Esses comportamentos indesejados são, além de necessidades fisiológicas, respostas a sentimentos e sensações que o animal ainda não compreende bem, e geralmente acontecem para chamar a atenção do tutor. 

Compreender como funcionam esses instintos caninos e o momento certo de direcioná-los é chave para melhorar o comportamento do cachorro. Por isso, saiba que, além da tentativa de chamar a atenção, algumas das razões mais comuns para os comportamentos indesejados do cachorro incluem:

 

  • Falta de socialização: a socialização do cachorro é fundamental para que ele se torne bem ajustado e equilibrado. A falta de exposição a diferentes pessoas, animais e ambientes pode levar a comportamentos problemáticos, como pular em qualquer pessoa ou se animar a ponto de urinar em situações corriqueiras;

 

  • Ansiedade e tédio: Cães, assim como as pessoas, podem sentir tédio e ansiedade. Se ele não gastar a energia necessária ou não receber a atenção que merece, o comportamento do cachorro poderá ser de latidos excessivos, destruição de objetos e até mesmo agressividade;

 

  • Características da raça: algumas raças de cachorro têm predisposições genéticas para certos comportamentos, ou maior necessidade de gastar energia. Por exemplo, cães de guarda podem ser mais propensos a exibir comportamentos protetores, enquanto cães de companhia tendem a ser mais tranquilos.

A boa notícia é que, seja qual for o motivo, melhorar o comportamento do cachorro sempre é possível em alguma medida. Veja abaixo como evitar ou minimizar os principais comportamentos indesejados:

Cachorro latindo muito: como evitar

O latido é a forma principal de expressão dos cachorros, e eles latem por diversas razões. Geralmente, elas envolvem a tentativa de comunicar algum sentimento: animação, apreensão, medo ou irritação podem ser alguns deles.

É importante entender que, por ser uma expressão natural do pet, o latido é normal em alguma medida. Ele se torna um problema quando aparece com muita frequência e intensidade, indicando um descontrole ou agressividade do cachorro.

Para melhorar esse comportamento do cachorro, é importante promover o treinamento do cachorro. Você pode começar ensinando ao cachorro os comandos básicos e repreendendo-o com um firme “não!” quando ele late fora de hora – ou simplesmente ignorando-o, caso identifique que ele está apenas tentando chamar sua atenção com o barulho. Conforme o cãozinho entenda que você é uma autoridade, ele irá obedecer e parar de latir quando você mandar. Considere também usar um clicker no treinamento do cachorro ou contratar um profissional para fazer esse trabalho.

Também é importante que o cachorro faça exercícios, o que inclui passear com ele pelo menos duas vezes ao dia por pelo menos 30 minutos. Gastar energia e interagir com outros animais na rua fará com que ele fique mais tranquilo dentro de casa. Para saber tudo sobre passeio com cachorro, confira nosso texto sobre o assunto.

LEIA TAMBÉM: Alimentação do cachorro: problemas comuns e como resolvê-los

 

Como evitar a destruição de objetos pelo cachorro

Se o seu cachorro destrói tudo o que encontra pela frente, é provável que isso aconteça pela falta de imposição de limites a ele. Ao deixarmos o pet ter acesso à casa toda e não ensinarmos com quais objetos ele pode ou não pode interagir, a tendência do comportamento do cachorro será morder o que tiver por perto quando ficar ansioso ou irritado.

“Estabelecer limites com seu pet desde cedo é muito importante. Introduza-o aos outros cômodos da casa aos poucos, sob a sua supervisão. Jamais deixe o cão em um ambiente sozinho que não seja seguro para ele”, diz o adestrador profissional Gabriel Pirozzelli, sobre esse comportamento inadequado do pet. 

Quando não estiver em casa com o cachorro, mantenha-o em um espaço seguro, como um cercado ou um cômodo com brinquedos, para evitar que ele destrua objetos. É importante que esse espaço inclua o acesso aos potes de água e comida, bem como ao espaço para fazer xixi e cocô. Se ele for filhote, evite lavar a caminha e a coberta do cachorro, pois ele se sentirá mais confortável sentindo o seu próprio cheiro.

Mas e quando o cachorro pegar algum objeto que não deve ser tocado por ele? “Caso seu filhote esteja sob a sua supervisão e ele comece a roer ou destruir algum objeto não desejado, corrija-o com um tom de voz forte com a palavra ‘’NÃO’ e o afaste do objeto”, sugere Pirozzelli. 

Vale lembrar que cachorros filhotes também roem objetos porque seus dentes coçam quando começam a crescer. Por isso, é importante que eles sempre tenham brinquedos à disposição.

 

Como acostumar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo

Fazer xixi e cocô no lugar errado é outro comportamento do cachorro importante de se corrigir logo cedo. O mais comum é que isso aconteça por problemas comportamentais, como ansiedade de separação ou demarcação de território. Se você quiser saber em detalhes porque isso acontece, confira nosso texto sobre o tema.

O primeiro passo para evitar que o cachorro faça as necessidades no lugar errado é acostumar o cachorro com o lugar certo. Esse local deve ser de livre acesso para o cão 24 horas por dia, e de preferência ficar separado dos potes de água e ração. Quando ele fizer alguma das necessidades no lugar certo, é importante mostrar aprovação, fazendo carinho e até dando um petisco, mostrando ao pet que ele fez a coisa correta.

Caso o comportamento inadequado não desapareça, é importante ficar atento para repreender o cachorro na hora em que o problema acontecer. Assim que ele fizer o xixi ou cocô no lugar errado, repreenda-o com “não!” bem forte, demonstrando seu descontentamento, diz Gabriel Pirozzelli.

Aqui, assim como no caso dos latidos excessivos, também é importante ter uma rotina de passeios bem estabelecida com o cachorro. Quando ele estiver acostumado a saber em que horários ele irá à rua para fazer suas necessidades, é menos provável que ele faça nos lugares inadequados em casa. Por isso, passeie com ele por tempo o suficiente para ele se aliviar, e sempre nos mesmos horários, e isso ajudará a melhorar o comportamento do cachorro.

LEIA TAMBÉM: Tudo sobre banho em cachorro: o guia para a higiene do seu pet

Outros comportamentos indesejados que você pode evitar

Além dos casos já mencionados, outros problemas de comportamento do cachorro podem surgir vez ou outra. Aqui estão algumas dicas gerais para abordar os problemas:

 

  • Agressividade: se seu cachorro exibir agressividade em relação a pessoas ou outros animais, procure a ajuda de um adestrador. A agressividade é um comportamento sério que deve ser tratado adequadamente, ou poderá resultar em pessoas e animais machucados;

 

  • Pular nas pessoas: Ensine seu cachorro comandos como “sentar” e “ficar” para evitar que ele pule nas pessoas. Reforce esses comandos com treinamento consistente e recompensas. Confira nosso texto sobre comandos básicos para saber como fazer isso

 

  • Roubo de comida: Se seu cachorro tem o hábito de pegar comida onde não deve, mantenha os alimentos fora de seu alcance e ensine comandos de espera para que ele saiba que só pode comer quando permitido. Assim como em outros comportamentos inadequados, repreendê-lo com um “não!” bem forte quando ele agir errado é importante.

 

Deu para ver que melhorar o comportamento do cachorro dá trabalho, mas é possível? Com calma, persistência e dedicação, com certeza você conseguirá ensinar ao pet a maneira correta de agir. 

Se estiver muito difícil ou você estiver sem tempo, procure ajuda profissional! Isso poupará tempo e esforço, e levará a resultados ainda melhores.

Rafael Faustino

Acredita que alguém poderia adorar esse conteúdo?
Bora compartilhar!
Posts relacionados

Encontrando o nome perfeito para
seu cachorro: inspirações e dicas

Escolher o nome de um pet é mais do que uma tarefa divertida; de fato, é uma expressão de quem somos. Um recente levantamento revelou […]

14/05/2024 • 3 minutos de leitura

Cachorro sozinho em casa: como
passar por isso sem preocupações

É difícil nunca passar por nenhum problema com o cachorro sozinho em casa. Mas há atitudes e ações que podem fazer com que o problema […]

16/04/2024 • 4 minutos de leitura

Viajar com cachorro: dicas para um
passeio tranquilo e sem sustos

Se você escolheu levar seu cachorro com você, saiba que sua jornada tem tudo para ser divertida e acontecer sem nenhum problema. É só tomar […]

02/04/2024 • 5 minutos de leitura

Novo cachorro na família: como
fazer a adaptação ao lar?

Mas essa situação também inspira cuidados e traz alguns riscos. Com certeza você já ouviu falar de casos em que cães que chegam a uma […]

21/03/2024 • 4 minutos de leitura

Raça de cachorro: como escolher
o pet ideal para você

Todo cachorro pode ser uma adição das mais valiosas na vida de alguém. Mas características como tamanho, tipo de pelo e comportamento tornam alguns mais […]

19/03/2024 • 4 minutos de leitura

Devo ter um cachorro? Como saber o
momento certo para ter um pet

Ter um cachorro pode ser uma experiência incrível. Você tem uma companhia fiel para todos os momentos, adiciona leveza e bom humor aos seus dias, […]

14/03/2024 • 5 minutos de leitura

Socialização do cachorro: como lidar
com pet ansioso ou agressivo

Felizmente, isso é relativamente simples de contornar. E se dedicar a isso é importante, já que a socialização do cachorro é vital para que ele […]

27/02/2024 • 5 minutos de leitura

Adestramento de cães:
importância desse processo

Por que fazer o adestramento de cães é importante Adestrar cães é mais do que ensiná-lo a fazer truques bonitinhos. Trata-se, antes de tudo, de […]

12/03/2024 • 3 minutos de leitura

Passear com cachorro: como e quantas
vezes passear durante o dia

Pois é, passear com cachorro é ótimo, mas não só por ser divertido. O passeio tem uma função importante para a manutenção da saúde física […]

07/03/2024 • 5 minutos de leitura

Cachorro latindo muito: como lidar
com esse comportamento problemático

Mas e quando o cachorro latindo não parece normal? Quando isso acontece, o pet pode estar sofrendo, e se transforma também em um problema para […]

29/02/2024 • 5 minutos de leitura

© 2023. BUDZ PARTICIPAÇÕES LTDA - 50.773.105/0001-51

© 2023. BUDZ PARTICIPAÇÕES LTDA - 50.773.105/0001-51