Cachorro sozinho em casa: como passar por isso sem preocupações
Acontece com muita gente: você está com aquele filhote de cachorro super carinhoso, brincalhão e que trouxe grande alegria à sua família. Mas chegou um momento que muitos temem: deixar o cachorro sozinho em casa e conviver com a possibilidade que ele estrague itens valiosos, coma o pé dos móveis e faça xixi em todo canto.
16/04/2024 • 4 minutos de leitura
É difícil nunca passar por nenhum problema com o cachorro sozinho em casa. Mas há atitudes e ações que podem fazer com que o problema seja pelo menos minimizado. E o mais importante: elas devem ser tomadas desde cedo, para que seu pet cresça sabendo seus limites e como se comportar nessas situações.
Você tem problemas para deixar seu pet por conta própria em casa, ou simplesmente quer moldar desde já o comportamento do cachorro nessas situações? Então veja as nossas dicas para não sofrer com isso:
LEIA TAMBÉM: Adestramento com clicker: como usar a ferramenta com seu cachorro
Quais os riscos de deixar o cachorro sozinho em casa?
Acostumar o cachorro a ficar sozinho em casa traz problemas relacionados à ansiedade de separação: um sentimento de angústia e ansiedade que o pet sofre quando tem um forte vínculo emocional com o tutor mas é obrigado a ficar longe dele.
Esses são os principais riscos que são consequência do pet ficar sozinho em casa com ansiedade de separação:
- Cachorro destruindo objetos: Mastigar ou arranhar móveis, objetos e até mesmo portas ou janelas da casa;
- Cachorro tentando fugir: o desespero pode levar o pet a fugir de casa atrás do tutor, e se perder nas ruas;
- Xixi e cocô dentro de casa: o pet deixa de fazer suas necessidades no lugar certo, seja por raiva ou por medo da situação;
- Cachorro latindo e uivando muito: ele pode ficar muito inquieto sozinho em casa, e latir tanto que gere reclamações dos vizinhos;
- Falta de apetite: Em alguns casos extremos, a alimentação do cachorro é prejudicada quando ele perde o interesse na comida quando o dono está ausente;
- Cachorro se lambendo muito: o cão pode adotar comportamentos obsessivos, como se lamber ou morder até que faça feridas em partes do corpo.
Ou seja, são muitas situações problemáticas decorrentes de deixar o cachorro sozinho em casa sem nenhuma preparação para isso. Mas é possível se precaver. Veremos agora como agir para evitar esse comportamento do pet.
Como fazer o cachorro se acostumar a ficar sozinho em casa?
É mais fácil lidar com problemas de comportamento do cachorro enquanto ele ainda é filhote e está desenvolvendo sua personalidade e sua relação com o tutor. A primeira coisa a se levar em conta é evitar fazer drama, festa ou carinhos fora do comum quando chegar ou sair de casa, pois isso irá fazer o cão associar a situação a emoções muito fortes. Assim, quando chegar ou sair de casa, aja naturalmente e não dê muita atenção ao cachorro.
Aliado a esse comportamento natural, aumente gradualmente o tempo em que seu cachorro fica sozinho em casa. Comece com períodos curtos e, conforme ele se comporte bem, vá aumentando, de forma que ele se acostume aos poucos a ser mais independente dentro de casa.
Também é importantíssimo passear com o cachorro ao menos duas vezes ao dia – principalmente quando você tem cachorro em apartamento. De preferência, faça um passeio logo antes de deixá-lo sozinho em casa. Ele estará mais relaxado e há menos chance de ocorrerem problemas. Lembre-se que o passeio deve ter pelo menos 30 minutos de duração, e ocorrer todos os dias nos mesmos horários.
LEIA TAMBÉM: Viajar com cachorro: dicas para um passeio tranquilo e sem sustos
Além disso, por precaução, evite deixar o pet sozinho em casa com acesso a itens caros ou sensíveis que ele possa destruir. Não é somente uma questão de prejuízo financeiro, mas também da saúde dele, já que ele pode acabar ingerindo materiais tóxicos. Deixe-o em uma área reservada (mas não muito restrita), e sempre com acesso à sua cama, brinquedos, comida, água e região em que deve fazer suas necessidades.
Essas são as principais dicas. Lembre-se que pode levar algumas tentativas até que o cachorro se acostume e fique tranquilo em casa. Mas, se você continuar tendo problemas, é importante consultar um adestrador e também um veterinário, para investigar outras possíveis razões para o comportamento problemático do animal.
Itens importantes para deixar o cachorro sozinho em casa
Se você está passando agora por esse momento sensível de começar a deixar o cachorro sozinho em casa, há alguns itens que podem te ajudar. Saiba quais são alguns deles:
- Itens básicos do cachorro: como dissemos, para ficar sozinho em casa o pet precisa ter acesso à sua água, comida, cama e brinquedos. Esses últimos itens são importantes porque o cachorro se sentirá mais confortável sentindo o próprio cheiro. Não lave a cama, coberta e brinquedos nesses primeiros momentos;
- Grade de proteção: Além de fechar portas, você pode instalar grades portáteis em partes da casa para evitar o acesso do cachorro a áreas com itens sensíveis;
- Petiscos: você pode espalhar petiscos em diferentes áreas da casa (que ele possa acessar), para que ele vá associando a experiência de ficar sozinho a recompensas;
- Câmera de vigilância: considere instalar uma câmera para monitorar seu pet e poder observar em qual momento do dia ele adota comportamentos problemáticos quando fica sozinho. Isso poderá te ajudar a adotar ações corretivas no futuro.
A partir de que idade pode deixar o cachorro sozinho em casa:
Não há uma idade formal a partir da qual seu cachorro vai se comportar melhor ficando sozinho em casa. Mas filhotes muito pequenos não conseguem ser independentes, e por isso precisam de monitoramento. Por isso, aguarde o seu cachorro ter pelo menos 5 ou 6 meses de vida antes de deixá-lo por conta própria por mais de uma hora. Se precisar sair por períodos maiores antes dessa idade, peça a alguém para olhar o pet na sua ausência.
LEIA TAMBÉM: Cachorro com pulga? Saiba como lidar com esse e outros parasitas
A partir dos 5 meses de idade, você pode deixar o cachorro sozinho em casa por períodos gradualmente maiores. Mas lembre-se: cães são animais gregários e sociais que precisam de companhia. Por mais que seja inevitável deixar o cachorro sozinho em casa em algumas ocasiões, evite deixá-lo em casa sem companhia o dia inteiro, pois isso poderá deprimi-lo. A responsabilidade com sua companhia é parte importante do desafio de ter um cachorro.
E uma última dica: é importante acostumar o cachorro desde cedo a uma rotina. Horários de passear e da alimentação precisam ser definidos e cumpridos diariamente. Isso ajuda o pet a desenvolver uma noção de previsibilidade, e mesmo que você saia de casa por certo período, ele irá se acostumar e saber que não haverá problema nisso.
Esperamos ter ajudado com suas dúvidas. Se você tiver mais alguma, conte com a Budz para te ajudar em toda sua jornada com seu cachorro. Baixe nosso app e tenha auxílio nessa e em outras situações!