Novo cachorro na família: como fazer a adaptação ao lar?
Poucas sensações podem ser tão gostosas como ter um novo cachorro na família. Afinal, uma nova presença vibrante, brincalhona e amorosa muda instantaneamente o ambiente de uma casa – principalmente se estivermos falando de filhotes.
21/03/2024 • 4 minutos de leitura
Mas essa situação também inspira cuidados e traz alguns riscos. Com certeza você já ouviu falar de casos em que cães que chegam a uma casa destroem móveis, sobem em sofás ou camas que não deveriam, ou arrumam confusão com outro cachorro que já está na casa.
Mas, com alguns cuidados com o cachorro, é possível minimizar esses problemas e ter uma adaptação suave ao lar. Com esse texto e o auxílio de um especialista, vamos te ajudar a ter a melhor experiência possível com um novo cachorro na família.
LEIA TAMBÉM: Pode dar comida para cachorro? Guia para a alimentação do seu pet
Como acostumar um novo cachorro em casa?
Com um novo cachorro em casa, a tentação de deixá-lo brincar e aproveitar o ambiente à vontade é grande. Mas é nos primeiros momentos em que é fundamental começar a mostrar a eles os limites do que o pet pode e não pode fazer, explica o adestrador Gabriel Pirozzelli.
“Estabelecer limites com seu pet desde cedo é muito importante. Introduza-o aos outros cômodos da casa aos poucos, sob a sua supervisão. Jamais deixe o cão em um ambiente sozinho que não seja seguro para ele”, sugere o profissional.
Algumas dicas práticas que Pirozzelli dá sobre como acostumar o cachorro com a nova casa são:
- Providencie o “enxoval” do novo cachorro com seus itens essenciais: cama, pote de água e ração e outros itens. Falaremos mais abaixo sobre os produtos essenciais para se ter em casa nessa ocasião;
- Deixe um espaço reservado para o cachorro nos primeiros dias de adaptação. Mantenha-o nesse espaço por curtos períodos todos os dias, para que ele se acostume a não ficar 100% do tempo com você e, assim, evitar que surja a ansiedade de separação no pet;
- Se estiver difícil separar um cômodo ou espaço exclusivo para ele, você pode usar uma dog pen (um cercado para pets) para cumprir esse papel;
- Crie uma rotina de alimentação e passeios para seu pet e siga os horários à risca. Ter essa rotina estabelecida desde cedo ajuda o novo cachorro a ficar mais tranquilo no restante do dia;
- Se precisar deixar o pet sozinho, deixe com ele seus brinquedos e objetos como lençol e cama, pois ele se sentirá mais confortável sentindo o seu próprio cheiro. Nessa fase, não lave esses objetos, para facilitar essa adaptação;
- Além disso, se o pet ficar sozinho em casa, certifique-se que o local esteja seguro e que ele não tenha acesso a objetos que não são dele, ou a móveis e itens que ele possa vir a destruir.
![](https://budz.app.br/_2024/wp-content/uploads/2024/03/Image-Text-Support-2.jpg)
Como acostumar um novo cachorro com outro cachorro?
Muitos problemas de adaptação de um novo cachorro a uma casa vêm da presença de outro animal. Por vezes, o cachorro que já está lá pode agir de modo territorialista e atacar o novo pet. Por isso, explica Pirozzelli, essa apresentação de um cão ao outro precisa ser feita com cuidado.
“Caso haja um outro cão no ambiente é importante apresentá-los devagar, se possível segurar o filhote na frente do outro cão e deixá-lo cheirar primeiro para depois colocá-los lado a lado”, aponta o especialista.
Mesmo que o cão mais antigo não se mostre violento com o novo cachorro, é bom ter alguns cuidados ao deixar eles brincarem. Filhotes tendem a ser muito afoitos em sua brincadeira, o que pode irritar o mais velho. “Não deixe o filhote ficar pulando muito nem mordiscando o outro cão. Por natureza, o cão mais velho irá corrigir o filhote se ele estiver passando dos limites. Saiba observar e analisar a linguagem corporal do seu cão mais velho para com o mais novo”, afirma o adestrador.
LEIA TAMBÉM: Devo ter um cachorro? Como saber o momento certo para ter um pet
Além disso, se precisar sair de casa, pense duas vezes antes de deixar os dois cães sozinhos no mesmo ambiente. Isso é recomendável apenas quando estiver claro que os dois pets já são amigos e estão totalmente confortáveis um com o outro.
Casa com cachorro: como adaptar o lar ao pet?
Como falamos acima, não é só o novo cachorro que precisa se adaptar ao lar, mas também a casa precisa ser adaptada a ele. Em seus primeiros dias, o cãozinho precisa ter limites estabelecidos e um ambiente exclusivo para ele.
Ao definir o lugar para isso, e onde ficarão seus itens essenciais, como comida, água e caminha, é importante que não seja o mesmo local onde o cão irá fazer suas necessidades. Isso ajudará a evitar problemas do novo cachorro para fazer as necessidades no lugar certo.
Outras adaptações dependerão da relação que você optar por estabelecer com o pet. Por exemplo, se você não quiser que ele vá para a cozinha de jeito nenhum, mas não houver uma porta na entrada dela, você pode colocar ali um pequeno portão de contenção.
Da mesma forma, se você não tem problemas com o novo cachorro subir no sofá ou na cama, mas quer evitar que qualquer incidente com xixi afete o estofado ou colchão, pode colocar uma capa impermeável para protegê-los.
LEIA TAMBÉM: Cachorro com pulga? Saiba como lidar com esse e outros parasitas
Itens importantes para uma casa com cachorro
Vamos lembrar quais são os itens essenciais para uma casa com cachorro e para promover uma adaptação suave dele ao lar?
- Cama
- Potes de água e ração
- Ração de boa qualidade
- Brinquedos
- Coleira e guia
- Saquinhos para recolher as fezes do cachorro nos passeios
- Caixa de transporte, para quando precisar sair com ele
- Tapete higiênico para o lugar onde ele for fazer suas necessidades
E alguns itens adicionais que vão te ajudar com o pet em casa:
- Item para tirar os pelos de sofás, roupas e outras superfícies
- Grades de proteção
- Capas impermeáveis para sofá e colchão
- Escova para retirar o excesso de pelos do pet
Essas dicas ajudaram? Esperamos que sim! Mas, se você acha que tudo isso dá muito trabalho, uma última dica é: procure um profissional para te ajudar nessa adaptação do cachorro. Adestradores são preparados para essas e outra situações, e com certeza vão te poupar muito estresse.
Saiba que você pode contar com a Budz para esse e outros momentos da sua vida com o pet. Baixe nosso app e organize sua jornada com o cachorro do início ao fim!