Adestramento de cães: importância desse processo
Adestrar cães é mais do que ensiná-lo a fazer truques bonitinhos. Trata-se, antes de tudo, de mostrar ao animal que você é uma figura de autoridade e ele deve te obedecer.
12/03/2024 • 3 minutos de leitura
Por que fazer o adestramento de cães é importante
Adestrar cães é mais do que ensiná-lo a fazer truques bonitinhos. Trata-se, antes de tudo, de mostrar ao animal que você é uma figura de autoridade e ele deve te obedecer. Ao promover o adestramento, você passa a ser o líder do seu cachorro e isso ajudará a evitar diversos problemas em casa, como latidos excessivos, mastigação de objetos e cães que pulam nas pessoas mesmo quando mandamos que não faça isso.
No entanto, há cuidados importantes que devem ser observados no adestramento de cães. Como explica o adestrador Gabriel Pirozzelli, que consultamos para este texto, esse treinamento tem mais chances de obter sucesso se feito quando o cachorro ainda é filhote.
“A idade recomendada para o adestramento é a partir de 2 meses e meio de idade. Caso você decida treinar um cão depois de velho, ainda será possível. Mas será muito mais trabalhoso treinar um cão com comportamentos já ‘viciados’ do que um filhote”, explica Pirozzelli.
Além disso, é importante combinar o adestramento de cães a outras atividades educativas cujo período ideal de ensino também é na infância do animal. Como a socialização do cachorro, que deve ser feita gradualmente para que ele se acostume com a presença de pessoas e outros animais.
Na verdade, isso vale para praticamente qualquer comportamento do cachorro que você queira melhorar: quanto mais cedo, melhor. Se quiser saber mais sobre cuidados com cachorros filhotes, clique aqui e leia nosso texto sobre o assunto.
LEIA TAMBÉM: Comportamento do cachorro: como melhorá-lo e evitar problemas
LEIA TAMBÉM: Cachorro latindo muito: como lidar com esse comportamento problemático
Por que meu cachorro não obedece?
Como falamos mais acima, ensinar comandos básicos a cachorros exige paciência e firmeza. É normal que leve um certo tempo até que ele obedeça plenamente. Mas, se mesmo após muitas tentativas o animal ainda se mostrar relutante a fazer qualquer movimento ordenado, talvez você precise ser mais firme com ele.
“Primeiramente, o seu cão deve entender que você é o líder dele, e não o contrário. Limites devem ser estabelecidos, e se precisar ser bem firme no tom de voz com o cão, isso deve ser feito”, explica Pirozzelli.
Além disso, é importante seguir cada detalhe descrito fielmente. Use os petiscos e, sempre que ele obedecer, recompense-o com essa comidinha. Além disso, use sua autoridade em todos os momentos, e não somente no adestramento de cães. Se você flagrar seu cão fazendo algo inadequado, como xixi no lugar errado ou latindo excessivamente, corrija isso no ato. Tudo isso ajudará com que ele te veja como líder com o tempo.
Por fim, lembre-se que existem profissionais especialistas em adestramento de cães. Se o seu for muito teimoso e não obedecer, ou se for um cachorro mais velho de comportamento já viciado, contrate um adestrador para te ajudar nesse processo.
Itens que ajudam no adestramento de cães
Há alguns itens que podem ser úteis no adestramento de cães e no ensino de comandos básicos. O primeiro são os petiscos, que todo cachorro adora. Esse quitute será o chamariz para que o cãozinho te acompanhe nos movimentos e deve ser usado como reforço positivo quando ele te obedecer.
O petisco pode ser associado a um segundo item importante, que é o clicker. Este é um dispositivo manual que produz um “clique” quando tem seu botão pressionado. A eficácia do clicker está na sua capacidade de fornecer um feedback imediato e preciso ao cão, mostrando a ele o exato momento em que o comportamento desejado é executado. Claro, desde que o “clique” venha acompanhado de uma recompensa, como um petisco.
E então, já se sente pronto para ensinar comandos básicos ao seu cachorro? Agora é só partir para a prática! Para ter mais ajuda nesse processo, baixe o app da Budz e use as jornadas de conteúdo a seu favor! Conte conosco nessa e em outras atividades com seu fiel companheiro.