Tudo sobre banho em cachorro: o guia para a higiene do seu pet

Brincar com cachorro é uma delícia, não é? Ainda mais se for em lugares abertos onde ele possa correr e pular à vontade. Porém, uma consequência bastante comum dessas situações é o cãozinho se sujar e precisar de um banho.

22/02/2024 • 6 minutos de leitura

Se você é tutor de primeira viagem e ainda não sabe como dar banho em cachorro, não se preocupe. Neste texto, você verá que cuidar da limpeza e da higiene dele não é tão complicado assim, e ainda pode ser mais uma situação divertida entre você e o animalzinho.

Vamos, então, relembrar os passos mais importantes para manter seu cachorro limpinho e higiênico:

LEIA TAMBÉM: Vacina para cachorro: quando e com quais vacinas imunizar seu pet

Como dar banho em cachorro?

Antes de entrarmos no passo a passo do banho em cachorro, não custa relembrar algo bastante simples: você pode simplesmente pagar pelo banho em algum pet shop ou local de banho e tosa perto de sua casa. Em geral, esses lugares têm profissionais experientes na higienização do pet, e que já cuidarão de outras tarefas importantes, como cortar as unhas dele. Então, se você tem pouco tempo disponível e pode pagar pelo banho em seu cachorro, pode recorrer a essa opção. 

Mas se você for cuidar do banho em cachorro por conta própria, é importante seguir as seguintes etapas:

 

  • Preparação: escolha um local apropriado para o banho, que possa ser molhado em abundância e que não deixe o cachorro muito estressado. Pode ser o quintal de sua casa ou um banheiro separado para esta tarefa. Também é importante tem em mãos todos os itens necessários (escova, shampoo para cachorro, toalha e outros que listaremos mais abaixo);
  • Escovação: antes de molhar o cachorro, escove o pelo dele para tirar a sujeira mais “grossa” e aparente, além dos nós nos pelos. Isso vai facilitar as etapas seguintes;
  • Proteja os ouvidos do cachorro: uma parte perigosa do banho em cachorro é água e shampoo entrando pelos ouvidos dele. Evite esse risco colocando um pequeno pedaço de algodão na entrada do ouvido;
  • Confira a temperatura da água e o acostume com ela: certifique-se de que a água esteja morna. Molhe o cachorro aos poucos, começando pelas patas, para que ele não sofra um choque com a água vindo toda de uma vez. Faça carinho e brinque um pouco com ele, principalmente se for um banho em filhote que ainda não está acostumado com a rotina;
  • Passe o shampoo: com o cãozinho já inteiramente molhado, esfregue com suavidade o shampoo para cachorro em todo seu pelo, tomando cuidado com olhos, nariz e boca. Siga as orientações da embalagem do shampoo, e, se o cão tiver pelagem longa, considere também usar um condicionador;
  • Enxágue: após o shampoo agir por alguns minutos, enxágue com água morna até que toda a espuma escorra. Dê atenção especial à parte de baixo, que pode ter sabão acumulado;
  • Secagem: Use uma toalha para secar o cachorro, começando pelas patas e subindo pelo corpo. Se a pelagem for longa, você também pode usar um secador de cabelo. Mas em temperatura baixa e a uma distância segura, para evitar queimar a pele sensível do animal.
  • Recompensa: Após o fim do banho no pet é hora de recompensá-lo por ter sido um bom menino durante essa atividade que provavelmente foi estressante para ele. Dê um petisco, agrade-o com carinho e palavras de incentivo, e com o tempo ele irá associar o banho a uma boa experiência.

Os itens essenciais para o banho no cachorro

Lendo o trecho acima, você já deve ter percebido que alguns itens são indispensáveis para dar banho em cachorro. Pois vamos listar todos eles, incluindo alguns opcionais que podem ser úteis:

  • Shampoo para cachorro
  • Condicionador (opcional, dependendo da pelagem dele)
  • Escova para tirar a sujeira mais aparente
  • Toalhas de uso exclusivo do cachorro
  • Algodão para colocar (no formato de bolinhas) na entrada dos ouvidos do animal
  • Chuveiro, de preferência com um chuveirinho maleável para lavar bem todas as partes
  • Secador de cabelo (em baixa potência), para secar o cachorro mais rapidamente após o banho
  • Escova e pasta de dente para cachorro, se já quiser aproveitar o banho para cuidar da higiene dental dele

LEIA TAMBÉM: Pode dar comida para cachorro? Guia para a alimentação do seu pet

Com que frequência dar banho em cachorro

Essa é uma pergunta que não tem resposta exata. A frequência com que você deve dar banho em um cachorro pode variar, dependendo de fatores como: o tipo de pelagem, atividades do cachorro e condições de pele. 

Em geral, cachorros de pelo curto podem ter banhos mais espaçados, assim como aqueles que vivem em apartamentos ou outros ambientes internos, com menos contato com terra e grama. Afinal, eles retêm menos sujeira, seus pelos não enrolam, e têm risco menor de se sujar nos ambientes externos. Nesse caso, um banho mensal ou a cada dois meses pode ser o suficiente.

Mas para animais de pelos longos, que correm muito em ambientes como terra e barro, os banhos em cachorro devem ser mais frequentes. No primeiro caso, seus pelos tendem a dar nós e acumulam mais resíduos, e, no segundo, com certeza eles se sujam mais do que cachorros que vivem em ambientes internos. Considere dar banhos quinzenais no seu cachorro se ele se encaixa nessa descrição.

Também é importante considerar as condições dermatológicas do cachorro – isto é, se a pele do pet tem necessidades especiais. Assim, alguns podem ser mais sensíveis a banho ou precisar de shampoos específicos hipoalergênicos. Não deixe de consultar um veterinário no caso de qualquer irritação surgir na pele do seu cachorro.

Que tipos de banho em cachorro existem? Qual é melhor?

Sim, existem tipos específicos de banho em cachorro. Eles se diferenciam do banho comum por fatores como necessidades especiais do animal, forma de higienizá-lo ou até a finalidade do banho, que pode ser para lidar com parasitas como pulgas e carrapatos, por exemplo.

Os tipos de banho em cachorro mais comuns são:

  • Banho de rotina: o banho em cachorro que descrevemos acima, e aquele que damos de tempo em tempo em nossos pets para mantê-los limpos e higiênicos, usando água e shampoo para cachorros;
  • Banho terapêutico: banho prescrito por veterinários para atender necessidades específicas do cachorro, como alergias, irritações na pele ou outros problemas de saúde. Geralmente pedem o uso de shampoos medicinais ou outros produtos recomendados pelo veterinário;
  • Banho seco: é o banho em cachorro sem uso de água, geralmente dado nos animais que ficam muito assustados ou estressados com água, ou tem alguma necessidade médica que os impede de se molhar por algum tempo. Esse banho é feito com shampoo a seco e toalhas para tirar o excesso do produto.

LEIA TAMBÉM: Filhote de cachorro: como cuidar do pet no início da vida dele

 

Além do banho: quais cuidados de higiene ter com o cachorro

O banho é a principal, mas não é a única necessidade de higiene do cachorro. É preciso ter atenção a outros detalhes específicos do corpo do pet, com rotinas que vão além do banho.

Um dos principais exemplos é cortar a unha do cachorro. Isso é necessário de tempo em tempo, assim como fazemos com nossas próprias unhas. No caso dos cães, cortar as unhas é importante também para evitar que ele se machuque com o ergot, ou “dedo de lobo”, aquele dedo sobressalente que alguns cachorros apresentam. Essa unha cresce de forma circular e pode furar a pele da pata se não for contida periodicamente.

Outro cuidado que já citamos é escovar os dentes do cachorro. Muita gente não liga para isso, mas a escovação é importante para evitar o tártaro, problemas dentários e doenças que ocorrem devido a placas bacterianas. Consulte seu veterinário sobre o melhor tipo de escova e de creme dental para escovar os dentes do seu cachorro.

Também é importante cuidar periodicamente da tosa do cachorro, no caso daquelas raças cujo pelo cresce ou se enrola bastante. Esse cuidado não é apenas estético, mas pode ser importante para a saúde dele, manutenção da temperatura do corpo em níveis saudáveis e evitar o acúmulo de sujeira em áreas como em torno das orelhas e do ânus do cachorro.

E, por fim, não esqueça da higienização das patas do cachorro sempre que ele voltar de um passeio! Há produtos específicos para isso, que não prejudicam a sensibilidade das “almofadas” das patinhas. Isso irá fazer bem a ele e ainda evitar que ele traga sujeira da rua para sua casa.

E então, já se sente preparado para dar banho no seu cachorro? Com essas dicas, temos certeza que você e seu cãozinho vão passar muito bem por essa experiência! Cuide bem da higiene dele, e conte com a Budz nesse e em outros momentos da sua jornada com o pet. Baixe nosso app e tenha ajuda em todas as etapas!

Rafael Faustino

Acredita que alguém poderia adorar esse conteúdo?
Bora compartilhar!
Posts relacionados

Como ensinar o cachorro a fazer
as necessidades no lugar certo

Problemas com o cachorro fazendo as necessidades no lugar errado não acontece tantas vezes à toa, pois costuma ser consequência de comportamentos que permitimos ao […]

28/03/2024 • 4 minutos de leitura

© 2023. BUDZ PARTICIPAÇÕES LTDA - 50.773.105/0001-51

© 2023. BUDZ PARTICIPAÇÕES LTDA - 50.773.105/0001-51