Vacina para cachorro: quando e com quais vacinas imunizar seu pet
Não é sem motivos que muita gente se diz “mãe” ou “pai” de pet: muitas vezes, nosso carinho pelo animal é tamanho que fazemos de tudo pelo bem estar dele. Queremos dar a melhor alimentação, mimar e garantir que nosso pet esteja sempre bem.
22/02/2024 • 3 minutos de leitura
Parte fundamental disso é cuidar da saúde do cãozinho. E a principal forma de garantir que ele esteja saudável é dando as vacinas para cachorro. A vacinação protege os animais das principais doenças que podem fazer mal a ele, e, quando dadas coletivamente, evitam que tais doenças se espalhem.
Lembre-se: a vacina para cachorro não é opcional, mas sim obrigatória. Ao menos algumas delas – e neste texto a Budz vai te mostrar como deve ser a imunização do seu pet:
LEIA TAMBÉM: Saúde do cachorro: como cuidar do pet e quais doenças evitar
Quais são as principais vacinas para cachorro
Segundo a veterinária Sarah Uska, pelo menos duas vacinas para cachorro devem ser dadas obrigatoriamente: a vacina antirrábica, ou contra a raiva; e a vacina polivalente, que geralmente conhecemos como V8 ou V10 e protegem o animal contra uma série de doenças. A diferença entre essas últimas é que a V10 protege o pet contra mais tipos de leptospirose.
Em outros casos, a vacina para cachorro não chega a ser obrigatórias, mas também é importante, e às vezes exigida por estabelecimentos como creches e hotéis para cachorros. Estamos falando das vacinas contra a giardíase – infecção do cachorro pelo protozoário Giardia – e a gripe canina. “Essas vacinas não irão impedir que o animal contraia as doenças, mas irão amenizar os sintomas e evitar problemas graves de saúde devido a elas”, diz Uska.
Quando vacinar o cachorro
É importante começar essa imunização desde cedo, explica Uska. E, quando se trata da primeira vacinação do filhote, ela acontece em três doses. “O filhote deve ser vacinado com a primeira dose da polivalente quando tiver 45 dias de vida. Depois de 28 dias deve tomar a segunda dose e, após mais 28, a terceira. Quando for dar a terceira dose, já pode dar a antirrábica junto”, diz a veterinária.
Depois disso, tanto no caso da antirrábica quanto no da polivalente, a vacina para cachorro deve ser atualizada anualmente. É importante que não haja atrasos, assim seu pet não fica desprotegido nem por um dia sequer. Não esqueça de manter uma carteira de vacinação do cachorro atualizada para comprovar a imunização sempre que necessário.
Outro recado muito importante: antes do filhote estar completamente imunizado pelas vacinas polivalente e antirrábica, ele não deve ter contato com a rua ou outro cachorro. Afinal, seu organismo estará desprotegido, e qualquer contato com as doenças poderá ser fatal para ele.
Se quiser saber mais sobre cuidados que devemos ter com filhote de cachorro, leia nosso texto sobre o assunto.
Quanto custa a vacina para cachorro?
Pelo menos uma vacina para cachorro pode ser encontrada gratuitamente: a vacina antirrábica, ou contra a raiva, é dada sem custos pelo poder público em campanhas públicas de vacinação. Consulte a prefeitura da sua cidade para saber como imunizar seu cãozinho.
Já o preço da vacina polivalente varia de acordo com o profissional que a aplica. Em geral, ela pode ser encontrada por algum valor entre R$ 150 e R$ 250. A V10 tende a ser um pouco mais cara que a V8.
LEIA TAMBÉM: Tudo sobre banho em cachorro: o guia para a higiene do seu pet
Existe vacina para pulga e carrapato em cachorro?
Não existe vacina para cachorro que combata pulga e carrapato. Se você ver alguém oferecendo isso, saiba que é cilada.
Porém, existem formas bastante eficazes de combater esses e outros parasitas. Remédios antipulga podem ser encontrados na forma de comprimido, líquido (para passar nas costas do cão, onde ele não consegue lamber), spray ou coleiras especiais, que chegam a proteger os animais por até 8 meses. Mas não esqueça de verificar o período de ação do medicamento escolhido, para que o cachorro não fique desprotegido.
Alguns desses métodos também já protegem o cachorro contra carrapatos. E, no caso desse parasita, também é importante higienizar o ambiente em que ele vive, para evitar infestações – principalmente se você vive em sítios ou fazendas. Existem produtos de limpeza que matam esses parasitas e seus ovos, ajudando a evitar que você tenha um cachorro com carrapato em casa.
Para saber mais sobre como lidar com pulgas, carrapatos e outros parasitas que atacam cachorros, temos um texto especial sobre esse assunto.
Pronto! Com essas dicas sobre vacina para cachorro, você já estará pronto para cuidar da saúde do seu amigo de quatro patas. Se surgir qualquer outra dúvida sobre os cuidados com seu pet, conte com a Budz. Baixe nosso app e siga navegando pelo nosso blog para ter mais dicas.