Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo
É muito provável que se você perguntar a 10 pessoas que já tiveram um cachorro filhote, 9 citem como principal problema na educação do pet a dificuldade em acostumá-lo a fazer suas necessidades no lugar certo. Alguns ainda podem estar sofrendo com isso mesmo com o cão já adulto.
28/03/2024 • 4 minutos de leitura
Problemas com o cachorro fazendo as necessidades no lugar errado não acontece tantas vezes à toa, pois costuma ser consequência de comportamentos que permitimos ao pet nas suas primeiras semanas em um novo lar. Por isso, é muito mais fácil resolver, ou até evitar esse problema, adotando algumas ações desde cedo. Neste texto, vamos te dar essas dicas com a ajuda do adestrador especialista em treinamento de cachorro, Gabriel Pirozzelli.
Aliás, se você está com um novo cachorro, ou pensando em trazer um para sua casa, temos um texto completinho com as principais recomendações para ter uma adaptação suave do pet ao lar. Clique aqui para conferir.
Agora, vamos às dicas sobre como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo:
LEIA TAMBÉM: Tudo sobre banho em cachorro: o guia para a higiene do seu pet
Por que meu cachorro não faz as necessidades no lugar certo?
Se seu cachorro não está fazendo as necessidades no lugar certo, isso pode ter várias explicações, segundo Gabriel Pirozzelli. “Eles podem fazer isso por extrema excitação, demarcação de território ou até mesmo uma infecção urinária”, explica o profissional.
Assim, é importante verificar todas as possibilidades, inclusive com a ajuda de um veterinário. O mais comum, entretanto, é que isso aconteça por problemas comportamentais, como ansiedade de separação ou demarcação de território.
Para a questão da demarcação de território, Pirozzelli indica que uma primeira ação para melhorar o problema seja a castração do cachorro. “Isso ajudará com que este tipo de problema diminua”, aponta.
Vale lembrar que castrar o cachorro, além de ajudar para que ele faça as necessidades no lugar certo, também evita problemas de saúde no futuro, como piometra e câncer de mama, no caso das fêmeas; e câncer de próstata no caso dos machos.
Como ensinar o cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo?
O primeiro passo, segundo o adestrador consultado, deve ser acostumar o cachorro com o lugar certo para fazer suas necessidades. Esse local deve ser de livre acesso para o cão 24 horas por dia, e de preferência ficar separado dos potes de água e ração. “Forre a área com tapetes higiênicos, se possível mais de um, preenchendo o máximo de área possível”, sugere.
Tendo esse local definido, leve o cãozinho para lá depois das refeições ou após beber água, e seja paciente até o cachorro fazer o primeiro xixi ou cocô. Quando ele fizer alguma das necessidades no lugar certo, é importante mostrar aprovação, fazendo carinho e até dando um petisco, mostrando ao pet que ele fez a coisa certa.
Siga estimulando este comportamento com reforços positivos, e vá diminuindo a área coberta por tapetes, até sobrar apenas o local exato onde você quer que ele faça xixi e cocô. “Passado um momento seu cachorro irá entender que aquele é o local correto das necessidades e você não precisará mais fazer esses exercícios”, explica Pirozzelli.
LEIA TAMBÉM: Passear com cachorro: como e quantas vezes passear durante o dia
Mas e se o cachorro continuar fazendo necessidades no lugar errado? Nesse caso, é importante ficar atento para corrigir o comportamento na hora em que ele acontecer. Assim que ele fizer o xixi ou cocô no lugar errado, repreenda-o com “não!”, demonstrando seu descontentamento.
Se você não o flagrar na hora certa, o melhor é somente limpar a área e ignorar o cachorro, e se possível ficar bem próximo dele para conseguir fazer a correção na próxima ocasião.
Itens que podem ajudar o cachorro a fazer necessidades no lugar certo
Segundo Pirozzelli, o tapete higiênico é mesmo o melhor aliado para ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo. Usando-o no processo de educação do animal em suas primeiras semanas, conforme explicado acima, será possível não ter problemas com isso na vida adulta do pet.
Além disso, existem produtos cujo cheiro pode pelo menos fazer com que alguns lugares sejam poupados pelo cachorro. O vinagre, por exemplo, pode ser usado para limpar o xixi do cachorro de uma área indesejada e, com seu cheiro forte, afastar o animal desse local.
Já sobre itens que prometem estimular o cachorro a fazer as necessidades no lugar correto, o profissional explica que não há eficácia comprovada. Por isso, o melhor é apostar na educação dele por meio da estratégia mencionada acima.
O cachorro deve fazer as necessidades em casa ou na rua?
É sempre importante enfatizar que passear com o cachorro é outra forma eficaz de ensiná-lo a fazer suas necessidades no lugar certo. Afinal, esse lugar certo também pode ser a rua.
LEIA TAMBÉM: Tudo sobre banho em cachorro: o guia para a higiene do seu pet
Nesse caso, o principal conselho é ter uma rotina bem estabelecida de passeios com o cachorro, com horários fixos que sejam cumpridos diariamente. Pelo menos dois passeios devem ser feitos ao dia, com duração de pelo menos 30 minutos cada um.
Mesmo assim, é importante ter um lugar específico para que seu pet faça as necessidades dentro de casa. Afinal, há dias chuvosos e imprevistos que podem fazer com que um dia ou outro ele não saia pra passear nos horários estabelecidos. Por isso, mesmo passeando diariamente com o cãozinho, siga as dicas desse texto para que o cachorro tenha sempre condições de fazer suas necessidades no lugar certo dentro de casa.
É isso! Apostamos que, seguindo essas recomendações, seus problemas com xixi e cocô fora do lugar vão pelo menos diminuir. E não se esqueça: se o problema persistir, a causa pode ser médica. Não deixe de consultar um veterinário sobre o assunto, e considere contratar um profissional para fazer o adestramento do cachorro.
Conte com a Budz para esse e outros momentos da sua vida com cachorro. Se ainda não baixou nosso app, faça isso agora mesmo e tenha auxílio em todas as etapas da sua jornada com o pet.