Cachorro com pulga? Saiba como lidar com esse e outros parasitas

Uma coceirinha aqui, outra ali, e a nossa desconfiança já começa: será que o cachorro está com pulga? Se você tem ou já teve cães, sabe que esse pensamento é inevitável, já que eles são hospedeiros atrativos para esses parasitas, que não só incomodam o animal, como ainda podem passar para nós, humanos.

09/04/2024 • 4 minutos de leitura

Por isso, é preciso se prevenir e ficar bastante atento para identificar o menor sinal de um cachorro com pulga e agir rápido. O mesmo vale para outros parasitas que podem surgir e prejudicar a saúde do seu cão: vermes, carrapatos e outros.

 

Se você ainda não sabe como fazer essa prevenção ou como resolver o problema quando ele surgir, este texto é para você. Acompanhe as dicas da Budz para lidar com pulgas, e baixe nosso app para ter ajuda em muitas outras situações com seu pet!

 

LEIA TAMBÉM: Primeiros socorros para cachorro: como agir em emergências

 

Cachorro com pulga: o que fazer?

Se você já confirmou que tem um cachorro com pulga em casa, é preciso agir rápido para evitar que o problema tenha mais consequências. Antes de todo o resto, é importante isolar o cachorro infectado, tanto para preservar outros ambientes da casa quanto para proteger outros animais que você possa ter.

 

Em seguida, dê o quanto antes um banho com shampoo antipulgas no seu cão. Esse produto pode ser encontrado facilmente em qualquer pet shop. Se você não tem acesso fácil a um shampoo desse no momento, pode dar um banho nele com uma solução caseira de uma xícara de vinagre e uma xícara de detergente líquido. Fique de olho no cachorro após o banho e procure por mais pulgas que possam ter sobrevivido ao banho.

 

Depois, é hora de pensar na sua casa. As pulgas podem se alastrar e viver em cantos bastante escondidos da residência, por isso é importante fazer uma faxina completa e aspirar a casa toda. Dê atenção especial aos tapetes e sofás e lave completamente a cama do seu cachorro. Se você achar que sua casa ainda continua com pulgas após isso, é hora de chamar uma empresa de controle de pragas para dedetizar o ambiente.

 

Com tudo sob controle, você precisa se prevenir para o problema não se repetir. Dê uma medicação antiparasitária para o seu cachorro. Existem remédios de vários tipos, inclusive na forma de pequenas coleiras. Falaremos mais desses itens mais abaixo.

 

Meu cachorro está se coçando muito: como saber se é pulga?

Nesse caso, você precisa olhar seu cachorro de perto para saber se ele está com pulga. A primeira dica é examinar o pelo dele minuciosamente – principalmente na região em que ele está se coçando. Procure a pele entre as raízes do pelo para ver se encontra os pontinhos pretos, ou até mesmo marcas vermelhas, que podem ser das mordidas das pulgas no seu cão.

 

LEIA TAMBÉM: Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo

 

Outra ação recomendável é usar um pente bem fino, ou uma escova especial para pentear o pelo do seu cachorro. Você pode fazer isso sobre um lençol branco ou um papel toalha para ver se cai alguma pulga ou sujeira.

 

Além dessas, mais uma maneira de saber se você tem um cachorro com pulga é fazer um teste com água. Coloque uma quantidade pequena de pelos do seu cachorro num recipiente com água. Se surgirem pontos pretos na água, é provável que seu cachorro esteja com pulgas. Esses pontos são as fezes dos parasitas.

 

Se você não encontrar nenhuma pulga, a razão do cachorro se coçando pode ser outra, como uma reação alérgica. Nesse caso, é importante consultar um veterinário para verificar o que pode estar incomodando seu cachorro. 

 

Cachorro com verme: como agir?

Outros parasitas comuns em cachorros são os vermes. De forma geral, eles podem atacar diferentes órgãos do cachorro ou de outros seres. Mas o mais comum são os vermes que se alojam no sistema digestório, causando diarreia, perda de peso, vômito ou apatia. É possível identificar a presença deles analisando as fezes do cãozinho, mas às vezes eles não ficam visíveis.

 

Caso você confirme que tem um cachorro com verme, é importante fazer a vermifugação o quanto antes. Você também deve levar o cachorro ao veterinário para verificar se ele não pode estar com verminoses mais sérias que prejudiquem outros aspectos de sua saúde.

 

É importantíssimo fazer o tratamento preventivo contra vermes. Em geral, fazemos isso dando um vermífugo a cada 6 meses para um cachorro adulto. Também há vacinas que previnem contra vermes que se instalam no coração do pet. Consulte seu veterinário sobre como manter seu cão protegido de vermes.

 

LEIA TAMBÉM: Socialização do cachorro: como lidar com pet ansioso ou agressivo

 

Como evitar pulga, verme e carrapato no cachorro?

É clichê, mas é verdade: prevenir é muito melhor que remediar. Por isso, mesmo que seu cachorro não apresente nenhum sintoma de pulgas, vermes ou mesmo outros parasitas, como carrapatos, você fará muito bem em adotar as medidas preventivas para que esses problemas não aconteçam.

 

Veja como se prevenir de pulgas, vermes, carrapatos e outros parasitas:

 

  • Pulgas: use regularmente remédio antipulga no cachorro. Eles existem na forma de comprimido, líquido (para passar nas costas do cão, onde ele não consegue lamber), spray ou coleiras especiais. Verifique o período de ação do medicamento escolhido, para que o cachorro não fique desprotegido;
  • Vermes: aplique vermífugos com periodicidade definida pelo seu veterinário. Para filhotes, em geral é necessário dar a medicação com poucas semanas de intervalo. Já em cães adultos, um vermífugo a cada 6 meses costuma ser suficiente. Mas consulte um profissional sobre isso;
  • Carrapato: carrapatos são perigosos e podem transmitir doenças graves ao cachorro. As coleiras antipulgas que já citamos são efetivas também contra eles, então essa é uma medida bastante recomendada. Também existem produtos de limpeza que matam esses parasitas e seus ovos, ajudando a evitar que você tenha um cachorro com carrapato em casa;
  • Giardia: esse protozoário causa a doença giardíase, que pode dar diarreia, vômito, perda de peso e desidratação no seu cachorro. Em geral, os pets se infectam tendo contato com fezes contaminadas ou ingerindo o parasita em água suja. Previna-o da doença cuidando para que ele não beba água de poças nem lamba fezes de outros cães nas ruas. Você também pode aplicar no seu cachorro a vacina específica contra a giardíase.

 

E então, as dicas ajudaram? A gente espera que você não precise se preocupar com um cachorro com pulga nem outro parasita! Mas, se a necessidade surgir, conte com a Budz nessa e em outras situações. Não esqueça de baixar nosso app para contar com nossa ajuda em todos os momentos.

Rafael Faustino

Acredita que alguém poderia adorar esse conteúdo?
Bora compartilhar!

© 2023. BUDZ PARTICIPAÇÕES LTDA - 50.773.105/0001-51

© 2023. BUDZ PARTICIPAÇÕES LTDA - 50.773.105/0001-51