Adestramento com clicker: como usar a ferramenta com seu cachorro
Educar um cachorro não é tarefa simples. Afinal, eles são teimosos, espertos e sabem como comover um ser humano para fazer o que bem entendem. Mas essa tarefa é possível, e há itens importantes que são nossos aliados no processo de treinamento do cachorro. Um deles é o clicker de adestramento.
11/04/2024 • 4 minutos de leitura
Estamos falando de uma ferramenta bastante simples e pequena que pode ser encontrada a preços baixos no mercado. Com apenas um botão e um barulho consistente que irá demonstrar ao cachorro quando seu comportamento é positivo, o clicker irá diminuir as dificuldades envolvidas no adestramento do pet.
Quer saber como o clicker para cães funciona? Então confira as dicas abaixo:
LEIA TAMBÉM: Primeiros socorros para cachorro: como agir em emergências
Clicker: o que é e para que serve?
O clicker de adestramento é uma ferramenta comportamental usada no treinamento de cães, baseada no princípio da associação de estímulo e recompensa. Segundo o adestrador Gabriel Pirozzelli, é “a ferramenta de reforço positivo mais eficaz e mais usada pelos treinadores de cachorro.”
O clicker é um dispositivo manual que produz um “clique” quando tem seu botão pressionado. Sim, é só isso: um pequeno aparelho que faz um barulho determinado. A eficácia do clicker está na sua capacidade de fornecer um feedback imediato e preciso ao cão, mostrando a ele o exato momento em que o comportamento desejado é executado.
É claro, o barulho do clicker, por si só, não funciona como recompensa para o cachorro pelo comportamento executado. Ele deve ser associado com algo que o animal goste e aprecie, como petiscos ou um carinho bem feito. Assim, ao associar o clicker com a recompensa, o cão começa a compreender que o som indica a execução correta de um comportamento específico.
Como usar o clicker no adestramento do cachorro?
O clicker deve ser usado junto com um petisco ou uma outra recompensa para educar o cachorro a ter comportamentos corretos, ou mesmo para truques e outros comandos que você queira ensiná-lo
Imagine que você está ensinando o seu cachorro a sentar. Quando ele se senta corretamente, você aperta o clicker para fazer o barulho, e em seguida dá o petisco a ele. O cachorro começa a entender que o barulhinho do clicker significa que ele fez algo certo e vai ganhar um lanche gostoso. Assim, ele aprende mais rápido o que você quer que ele faça.
Ou seja, ele funciona de forma bastante simples. E, conforme você consiga acostumar o cachorro com o comportamento desejado, não precisará mais do clicker cada vez que ele repetir a ação. Afinal, o objetivo é que o cão execute as ações adequadamente sem depender para sempre do estímulo sonoro para receber recompensas.
LEIA TAMBÉM: Alimentação do cachorro: problemas comuns e como resolvê-los
Como o clicker pode ajudar no comportamento do cachorro?
Conforme falamos, é por meio da associação do som do clicker com o reforço positivo, que pode ser um petisco ou carinho, que o pet irá entender que seu comportamento foi correto e recompensado. Por isso, o clicker pode ser usado para melhorar os problemas de comportamento do cachorro.
Mas há outras situações em que esse aparelhinho também é útil. Veja só:
- Eliminação de comportamentos indesejados: o clicker pode ser usado para redirecionar comportamentos negativos do cachorro. Quando ele fizer algo errado, você precisa repreendê-lo na hora. E, quando ele fizer o que você deseja, você faz um “clique” e o recompensa com um petisco. Por exemplo, se você estiver tentando ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar correto, pode usar o clicker, acompanhado de um carinho e um petisco, sempre que ele usar o local que você delimitou para xixi e cocô;
- Socialização e interações positivas: da mesma forma, você pode usar o clicker em situações de socialização e comportamento positivo com outras pessoas. Mais uma vez, você deverá repreendê-lo quando fizer algo errado, como pular em alguém; e premiá-lo quando ficar sentado aguardando ser cumprimentado. O clicker ajuda a reforçar comportamentos calmos e positivos durante essas interações;
- Agilidade e esportes caninos: sabe aquelas competições em que o cachorro percorre trajetos com túneis, rampas e saltos? O clicker também é amplamente usado nessas ocasiões, junto de petiscos e outras recompensas;
- Treinamento de animais de assistência: o clicker também é usado no treinamento de cães de serviço e de terapia, ajudando-os a aprender tarefas específicas que beneficiam pessoas com deficiências ou necessidades especiais.
Quer dizer, são muitas situações em que o clicker é útil para direcionar o comportamento dos cães. Mas lembre-se: o clicker sozinho não faz milagre. É preciso associá-lo a atitudes consistentes de repreensão ou recompensa ao cachorro. Só assim ele irá associar o barulho do aparelho aos comportamentos corretos.
Por fim, lembre-se que há profissionais treinados para usar o clicker da melhor forma para educar os cachorros. Se o seu pet está apresentando problemas de comportamento, considere contratar um adestrador para ensiná-lo a se comportar corretamente.
LEIA TAMBÉM: Novo cachorro na família: como fazer a adaptação ao lar?
Onde comprar o clicker para cães?
Essa é a pergunta mais fácil de responder neste texto! O clicker é bastante fácil de encontrar e comprar. A maioria das pet shops tem uma variedade de modelos para venda física ou online.
Também é possível encontrá-lo nas principais lojas virtuais, mesmo que não sejam especializadas em produtos para pets. Basta entrar no seu site de comprar preferido, buscar por algo como “clicker para adestramento” e várias opções serão mostradas a você.
Quer uma ajudinha? Use este link em que já direcionamos uma busca no Google para clicker de adestramento. Veja qual se encaixa melhor no seu bolso e comece a educar seu cachorro de forma mais eficiente.
Gostou das dicas? Então navegue mais pelo nosso blog para conferir nossos outros textos para te ajudar na relação com seu cachorro. E não esqueça de baixar o app da Budz para ter ajuda em todos os momentos da sua vida com o pet.